As arquibancadas já estão montadas e a “avenida curitibana do samba” está praticamente pronta para receber os blocos de foliões, o carnaval nerd e, é claro, as escolas de samba do grupo especial e de acesso. Em Curitiba, os festejos de carnaval ficaram suspensos durante os dois últimos anos em razão da pandemia da Covid-19.

Diego dos Santos, que trabalha na equipe técnica de montagem das estruturas na Marechal Deodoro, falou sobre os ajustes finais.

Este ano, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma programação especial para atrair o público de todas as idades. Haverá bailes infantis, as famosas matinês, desfiles dos nerds, dos blocos carnavalescos e das escolas de samba.

Ilton Vieira de Lima, morador do Centro, falou sobre a expectativa para o carnaval deste ano.

As arquibancadas na Marechal Deodoro estão sendo montadas do lado esquerdo da pista, no trecho entre a rua Barão do Rio Branco e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Na altura da Monsenhor Celso, do lado direito da pista, haverá uma área reservada a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Toda a estrutura montada tem capacidade para três mil pessoas. Nos dias de desfile, o acesso às arquibancadas é gratuito e por ordem de chegada, até atingir a lotação máxima.

Segundo a Comissão do Carnaval 2023, haverá um ambulatório e cinco ambulâncias para atendimento médico de emergência. Também haverá 110 seguranças, 25 brigadistas, além da presença da Guarda Municipal, de policiais civis e militares.

Uma praça de alimentação estará à disposição dos foliões na Rua Monsenhor Celso e oito food trucks na Barão do Rio Branco e na Avenida Marechal Floriano.

Agentes da Setran vão orientar o trânsito na região e equipes da Fundação de Ação Social vão instruir e alertar a população para prevenir o trabalho infantil e também a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Após dois anos sem carnaval de rua, a Fundação Cultural de Curitiba acredita que este ano o público deve ser o dobro em relação ao que compareceu em 2020.

Confira a programação do carnaval na “avenida curitibana do samba” na Rua Marechal Deodoro:

Sábado – 18 de fevereiro
13h – Carnaval Nerd (concentração na Praça Zacarias a partir das 10h);
15h – Baile Infantil;
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos ( Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores);
20h50 – Desfile das Escolas do Grupo Especial (Os Internauts, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul e Enamorados do Samba).

Domingo – 19 de fevereiro
13h – Zombie Walk (concentração na Boca Maldita);
14h – Bloco do Polakinho (saída na Travessa da Lapa);
15h – Baile Infantil;
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos (Elas Clube, Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa);
21h20 – Desfile das Escolas do Grupo de Acesso (Deixa Falar, Unidos de Pinhais, Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria).