Após dois anos sem carnaval na rua, Curitiba vai retomar a festa popular de forma presencial. E como já é tradição na capital que tem fama de não curtir muito as festividades do maior feriado nacional, a programação na capital inclui ritmos que devem agradar quem gosta de samba e de rock.

Durante os dois anos de restrições mais severas impostas pela pandemia, o carnaval de rua foi cancelado. Neste retorno à normalidade, há uma boa expectativa em relação à participação popular. Amantes da tradicional marcha de zumbis curitibanos, a Zombie Walk, podem comemorar. O evento terá concentração na Praça Osório, no dia 19 de fevereiro. O percurso de 2023 inclui a Rua XV, o Paço Municipal de Curitiba, na praça Generoso Marques, com encerramento na Praça Santos Andrade. Haverá barracas de maquiagem e shows de bandas locais, além de apresentação de bailarinos com a música “Thriller”, de Michael Jackson. Em 2020, perto de 20 mil pessoas marcarem presença no evento.

O som pesado do Psycho Carnival, considerado um dos maiores festivais de rock do Brasil terá agenda de 17 a 20 de fevereiro, em várias casas de shows diferentes.

O carnaval de Curitiba é tão eclético que a programação também terá o retorno do Carnaval Nerd.

As escolas de samba de Curitiba seguem com os ensaios para os desfiles. O grupo especial tem cinco escolas: Enamorados do Samba, Mocidade Azul, Acadêmicos da Realeza, Imperatriz da Liberdade e Os Internautas.

No grupo de acesso são quatro: Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Unidos de Pinhais e a nova escola a Deixa Falar.

O colaborador da escola de samba Enamorados do Samba, Jean Claude, está empolgado com a possibilidade de retorno das atividades presencias.

Segundo ele, a pandemia prejudicou muito o setor cultural, mas agora, é hora de escutar a bateria e entrar no clima.

No dia 18 de fevereiro estão marcados os desfiles do Carnaval Nerd e do bloco Rancho das Flores, da terceira idade.

Na sequência vem as apresentações do grupo de acesso, com quatro escolas de samba, no sábado e domingo, quando estão agendadas as apresentações do Grupo Especial, com cinco escolas de samba disputando o título do Carnaval 2023.