O gestor do posto avançando da Agência do Trabalhador da Cultura, que faz parte da Agência Central do Estado, Phablo Bozza, falou sobre o projeto pioneiro da Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), o Cult Mut, que realizou 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Estado, especificamente para a área artística.

As vagas ofertadas foram diversas áreas, como música, artes cênicas, audiovisual, publicidade, mercado editorial, cultura popular, eventos, artes visuais e moda.

Phablo Bozza explicou que o mutirão foi realizado porque há poucas ações feitas com foco no setor cultural.

Um dos primeiros candidatos que chegou, ainda de madrugada, à Biblioteca Pública do Paraná, foi o produtor cultural, Will Teixeira Moares Mendes. Ele falou sobre a importância desse tipo de ação.

A atriz, produtora cultural e social mídia, Grabrielle Favile, foi a terceira candidata a chegar ao local para pegar uma senha e disse que esperar sair empregada do mutirão.

Em busca do primeiro emprego, a estudante de design de animação, Celina Hatakyama, estava bastante empolgada.

Conforme Phablo Bozza, empresas do setor cultural que têm vagas disponíveis podem procurar diretamente a Agência do Trabalhador da Cultura.

A Agência do Trabalhador da Cultura informou que a intenção da pasta é descentralizar esse tipo de ação e realizar em outras cidades do estado.

Atualizada às 12h00