Por Andressa Tavares 

Os candidatos que participarão da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (13) em Curitiba não terão à disposição transporte coletivo gratuito. A informação foi repassada à CBN pela prefeitura após questionamento sobre o serviço. A frota de ônibus, no entanto, será reforçada com duas linhas que não operam normalmente aos domingos: 829-Universidade Positivo (ida e volta do Terminal Campo Comprido à Universidade Positivo) e 815-Reforço Tuiuti (ida e volta, do Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti, campus Barigui) – ambas conforme demanda de passageiros até o término do evento.

Todas as linhas, itinerários e horários podem ser consultados no site www.urbs.curitiba.gov.br.
Sobre os critérios para eventual gratuidade no transporte público curitibano, a CBN aguarda retorno.
Passagem de ônibus de graça foi disponibilizada pela Prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano – 1° e 2° turnos, que aconteceram no domingo.
O passe livre também ocorreu recentemente, na última terça-feira (8), “na volta para casa” do show da banda Arctic Monkeys. Seis ônibus gratuitos para o transporte do público foram colocados à disposição entre 21h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski, palco da apresentação, até a Praça Tiradentes – linha direta, sem paradas no percurso.
A Urbs informou na ocasião que a operação havia sido contratada pelos organizadores do evento e não traria prejuízo para as demais linhas do transporte coletivo, já que a circulação seria fora do horário de pico.
No Paraná, 145 mil pessoas estão inscritas para fazer o Enem –  a primeira fase acontece, então, neste domingo (13) e a segunda etapa será realizada no outro domingo, dia 20 de novembro.

A CBN entrou em contato com a Coordenação da Região Metropolitana sobre o assunto – a Comec informou que no sistema metropolitano de transporte não haverá qualquer tipo de gratuidade neste domingo.

Outras informações sobre a prova, como horários e recomendações sanitárias diante da Covid-19, você encontra no link abaixo: