O câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Este domingo (23), é considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e, por isso, o Hospital Pequeno Príncipe reforçou a importância de um diagnóstico prévio.
De acordo com o HPP, quando a doença é descoberta com antecedência, as chances de cura aumentam em até 80%, com possibilidade de tratamento eficaz e menos invasivo.
Por isso, os pais de crianças e adolescentes devem ficar alertas para sinais como palidez, apatia, febre persistente, inchaços, manchas ou sangramentos. A oncologista do hospital, Gabriela Caus, explicou que os sintomas variam para cada doença.
Leucemia, linfomas e tumores cerebrais são os tipos de câncer mais comuns para crianças e adolescentes. A especialista também lembrou de tumores abdominais e cerebrais.
Em caso de leucemia linfoide aguda, a mais comum para o grupo, é comum o diagnóstico entre os dois e cinco anos de idade.
SAIBA MAIS
Casos de câncer infantil
Em todo o país, o Instituto Nacional do Câncer estima 7.930 novos casos por ano para crianças e adolescentes, até 2025. No ano passado, apenas no Hospital Pequeno Príncipe, foram realizadas 3,3 mil sessões de quimioterapia, com 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).








