O Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio 2023-2025, estima que no estado do Paraná haverá cerca de 2.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão por ano, sendo aproximadamente 1.260 casos em homens e 1.010 em mulheres. O câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais incidente nos homens do estado, atrás do câncer de próstata e do câncer de cólon e reto.
No total, estima-se que o Paraná registre 36.900 novos casos de câncer por ano nesse período, com o câncer de pulmão figurando entre os cinco tipos com maior incidência, junto com mama, próstata, cólon e reto, e estômago.
Agosto Branco
A conscientização para a prevenção do câncer de pulmão é tema da campanha Agosto Branco. A mobilização chama a atenção para os riscos e, principalmente, para a importância do diagnóstico precoce.
SAIBA MAIS:
- Campanha sobre saúde mental alerta para impactos psicológicos do diagnóstico de câncer
- Programa para reduzir filas e acelerar tratamento de câncer é lançado pelo Ministério da Saúde em Curitiba
Em entrevista à CBN Curitiba, o cirurgião oncológico José Henrique Agner Ribeiro, do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), destacou como o tabagismo é o principal fator de risco deste tipo de câncer, que possui alta letalidade.








