Um balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta segunda-feira (30), mostra que o Paraná aplicou mais de 506 mil vacinas durante a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde. É mais que o dobro da meta estipulada para a campanha, que era de 250 mil doses.

No Paraná, a campanha aconteceu de 14 a 28 de outubro, sendo 21 o Dia D de mobilização estadual. Para esta data, a Sesa estimava aplicar cerca de 80 mil doses, mas os municípios também superaram.

Em todo o Estado, foram disponibilizadas para a campanha, e ainda estão disponíveis, as vacinas contra a Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

No caso da Covid-19 a preocupação é grande, já que o número de casos voltou a crescer e o índice de vacinação está baixo. Em Curitiba, por exemplo, o índice de adesão à vacina bivalente é de 28,5%. Marion Burger, médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, reforça que o imunizante é seguro e necessário para evitar casos mais graves da doença.

Na capital, em poucas semanas houve aumento de quase 80% na média diária de casos confirmados de Covid-19. Entre os dias 18 e 24 de outubro, a média de novos casos por dia foi de 282, sendo que há duas semanas, entre os dias 4 e 10 de outubro, a média diária era de 157 novos confirmações da doença.

Com informações da AEN/PR