Foi dada a largada para a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. No Paraná, a estimativa do Ministério da Saúde é chegar a quase 770 mil crianças.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, cada cidade vai poder definir como vai funcionar a adesão à campanha, escolhendo unidades disponíveis e horários de funcionamento. Sendo disponibilizadas pelo estado mil e oitocentas salas de vacinação contra a poliomeliete.

Nos últimos 7 anos a adesão, no estado, tem sofrido uma queda, que se tornou mais acentuada com a chegada da pandemia de Covid-19. No início de 2015, a cobertura vacinal para poliomielite era de 97,4%, já em 2021 o índice foi de 79,7%. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná cedidos para a CBN Curitiba.

A campanha nacional iniciou nesta segunda-feira (8) e a estimativa do Ministério da Saúde é que o Paraná tenha mais de 766 mil crianças elencadas como grupo-alvo para essa imunização. A meta é atingir, pelo menos, 95% de cobertura vacinal. A mobilização deve acontecer até 9 de setembro. Neste período a população-alvo deve comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.

A multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Informe Técnico do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira ressalta que a campanha coincide com a continuidade da vacinação contra a Covid-19 e que os imunizantes que protegem contra o coronavírus podem ser administrados de maneira simultânea, ou com qualquer intervalado, com vacinas de rotina, na população a partir de três anos de idade.

O Brasil não possui casos registrados de poliomielite desde 1990 e a vacinação é a única forma de manter a erradicação do poliovírus.