A mudança de estação trouxe muitos vírus que estão circulando, além da nova variante ômicron, da Covid-19. A proteção segue nas vacinas e a orientação é de que as pessoas busquem as unidades para atualizar o sistema imunológico, principalmente contra a gripe, que teve público ampliado, a partir da próxima semana.


A prefeitura de Curitiba ampliou a Campanha de Vacinação contra a Gripe para os doentes crônicos. Fazem parte deste grupo prioritário, segundo definição do Ministério da Saúde, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas. Pacientes que tenham diabetes, obesidade, imunossupressão ou que tenham passado por transplante, além de comprovar alguma trissomia também tem direito à dose. A Secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, reforça a necessidade de atualizar o sistema imunológico.

Para a vacinação, basta ir a um dos locais de atendimento e levar um documento com foto e CPF, além de comprovante de residência de Curitiba. Pacientes da rede particular devem levar um comprovante que demonstre fazer parte do grupo de doentes crônicos. Pacientes com doenças crônicas que já são acompanhados pelo SUS Curitibano não precisam desta documentação extra. No caso da vacinação infantil, é preciso apresentar também documento com foto e CPF do pai ou responsável, além do documento de identificação da criança. Battistella reforça o convite para toda população.

A campanha contra a gripe deste ano em Curitiba iniciou em 30 de março e já imunizou mais de 163 mil pessoas na cidade. A convocação dos demais grupos prioritários depende da chegada de nova remessa de vacinas. Faltam ser convocados professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte e das forças de segurança e forças armadas. 

Os endereços estão no site imunizaja.curitiba.pr.gov.br.

Ouça a matéria completa: