A Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2023, com ações educativas e de campo, vai ser lançada nesta quarta-feira (31), às nove horas da manhã, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre as consequências dos incêndios florestais.

A ação é feita no outono, por esses meses terem mais ocorrências de incêndios, já que a vegetação fica mais seca e há baixa umidade do ar e estiagem, fatores que facilitam a propagação das chamas, principalmente nos dias depois de geada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2022, o inverno foi mais chuvoso e forma atendidos cerca de quatro mil e seiscentos casos de incêndios florestais no Paraná, enquanto em 2021, durante a crise hídrica, foram mais de 10 mil atendimentos.

De acordo com o Governo Estadual, a cada 10 incêndios florestais, nove são causados por alguma irresponsabilidade humana. Causar incêndios, mesmo que sem querer, é considerado crime e pode causar prisão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do tamanho do espaço afetado pelo fogo e dos danos causados.
Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores, fumar perto de plantações e soltar balões são algumas das ações que podem dar início aos incêndios.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho, mas procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar os Bombeiros pelo 193.

Serviço:
Lançamento Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2023
Data e horário: quarta-feira, 31 de maio, 9 horas
Endereço: IDR-Paraná – Rua da Bandeira, 500 – Cabral – Curitiba

Redação com assessoria