A Campanha Nacional “De olho nos olhinhos” pretende chamar a atenção para o retinoblastoma, um tumor raro que afeta a visão de crianças e representa 3% de todas as neoplasias infantis, sendo responsável por 11% das que se desenvolvem durante o primeiro ano de vida.

A mobilização nacional foi idealizada pelo casal Tiago Leifert e Daiane Garbin depois que a filha deles foi diagnosticada com a doença.

A diretora-geral do Hospital Erastinho, Mara Albonei Pianovski, chama a atenção para o diagnóstico precoce.

A doença considerada pouco comum apresenta cerca de 20 casos por ano no Paraná.

Mara Pianovski explica como é feito o tratamento e alerta que a antecipação da análise faz toda a diferença, pois em alguns casos acontece a retirada do globo ocular.

A doença é mais comum em crianças que tem até cinco anos de idade e acontece com mais frequência nos primeiros dois anos de vida, segundo a diretora do Erastinho.

A Campanha do Erastinho é feita em parceria com várias entidades, entre elas a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, que conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria e de Oncologia em Oftalmologia, além da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SBOP).

Em Curitiba, a campanha acontece no próximo sábado (17) no supermercado Condor da Rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Retiro, das 10 às 14 horas, e também no Shopping Pátio Batel, no bairro Batel, das 11 às 15 horas.

Serviço:
Evento: Lançamento em Curitiba da campanha “De Olho nos Olhinhos”
Data: Neste sábado (17/09)
Locais: Condor da Nilo Peçanha (entrada principal), das 10 às 14 horas, e Shopping Pátio Batel (Avenida do Batel, 1868, piso L4 – Praça de Gastronomia), das 11 às 15 horas.