O Parque Barigui, em Curitiba, será palco da 10ª edição da Caminhada do Diabetes, evento que será realizado neste sábado (19), a partir das 8h30. A inscrição é gratuita e os participantes vão percorrer um trajeto de 3,3 km em torno do parque, com um objetivo principal: chamar a atenção da sociedade para os perigos da doença, que afeta 16,8 milhões de pessoas em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Durante o evento serão realizados gratuitamente alguns exames para a população, como aferição de pressão arterial, teste de hepatite, glicemia e exame do fundo de olho. A visão, inclusive, é um dos sentidos que mais podem ser afetados pelo Diabetes fora de controle, conforme dados do Hospital de Olhos do Paraná, um dos apoiadores da caminhada, organizada pela Associação do Diabético Curitibano (ADC) e Centro de Diabetes de Curitiba.
A doença ocular mais comum, que tem o diabetes como causa, é a retinopatia diabética. Ela se caracteriza por uma lesão nos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina, a região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro, formando a visão. Cerca de 90% dos casos de cegueira ocasionados pelo diabetes poderiam ser evitados, de acordo com especialistas do Hospital de Olhos.
O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Existem dois tipos de Diabetes, a do tipo 1 e do tipo 2. A do tipo 1 é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina.
Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. O tratamento é feito à base de insulina injetável. Já a do tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. O tratamento não depende da aplicação de insulina, e pode ser controlada por medicamentos via oral.
Entenda mais sobre a doença aqui: https://cbncuritiba.com.br/load-iframe.html?url=https://cbncuritiba.com.br/materias/perda-de-peso-sede-constante-e-alteracoes-na-visao-sao-sintomas-de-diabetes-alerta-especialista/
Com informações da assessoria