O Teatro Colón, na Argentina, será palco da Camerata Antiqua de Curitiba neste domingo (2), às 11h. O concerto Encontro de Mestres da Europa e do Brasil, destaque da temporada que celebra os 50 anos do grupo, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Teatro Colón, que tem mais de 100 mil seguidores globais.

Antes do concerto no Teatro Colón, a Camerata se apresentará na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, no sábado (1), às 17h. Sob a regência da maestrina Mara Campos, o programa inclui obras de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Pixinguinha, Bento Mossurunga e Villa-Lobos.

O evento no Teatro Colón faz parte da Temporada Oficial 2024 da instituição, um prestigiado espaço reservado para poucos grupos internacionais, um mérito que coloca a Camerata na vitrine do mundo.

O Teatro Colón, inaugurado em 1905, é um dos mais prestigiados do mundo, comparável ao Convent Garden de Londres, as Óperas de Paris, Viena, Berlim e Roma, e ao Metropolitan Opera House de Nova Iorque. O convite para este evento especial surgiu durante a participação de Curitiba na cúpula mundial de prefeitos C40, em Buenos Aires, em outubro de 2022, quando o prefeito Rafael Greca se encontrou com o diretor geral do Teatro Colón, Jorge Telerman.

Para esta programação, um repertório de música barroca brasileira foi especialmente encomendado para a temporada 2024 do Teatro Colón. A seleção das obras e compositores, assim como do corpo artístico para integrar o grupo, foi pensada para demonstrar a integração cultural do Brasil com o mundo.

Sob a regência do maestro Ricardo Kanji, especialista em música barroca, a apresentação contará com solos do violinista Guido Sant’Anna, o mais jovem vencedor do Concurso Internacional Fritz Kreisler 2022, e dos cantores curitibanos Ornella de Lucca (soprano) e Vitorio Scarpi (tenor).

Antes de viajar para Buenos Aires, o concerto foi realizado na Capela Santa Maria, em Curitiba, sede do grupo, nos dias 23 e 24 de maio.

 

*Com informações da prefeitura de Curitiba
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata