As 300 câmeras corporais para policiais militares no Paraná, licitadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), devem começar a ser usadas no mês de abril. A informação foi confirmada pelo secretário de estado de Segurança Pública, Hudson Teixeira, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (07). Ele afirmou ainda que há também a possibilidade de implantação de câmeras nas viaturas policiais.
De acordo com o Coronel Jefferson Silva, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, há um processo de treinamento para uso das câmeras corporais.
Do total de 300 câmeras, 60 serão destinadas para a Polícia Rodoviária Estadual, 24 para o Batalhão de Polícia de Fronteira, 24 para a Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas e o restante para os batalhões de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá.
O contrato de licitação para implantação das câmeras inclui toda a estrutura para armazenamento das imagens e áudios, carregamento de baterias e descarga de dados e dispositivos.
Conforme o edital, a bateria de cada câmera deve gravar ininterrupamente por, no mínimo, 12 horas sem a necessidade de substituição ou recarga.
A capacidade de armazenamento será de, no mínimo, 64 gigabytes. A câmera deverá ser fixada na altura dos ombros ou na parte superior do tronco do policial.