A Câmara Municipal de Curitiba aprovou 48 alterações no Regimento Interno nesta quarta-feira (14). Os parlamentares aprovaram um projeto de resolução submetido ao plenário que propunha 36 mudanças nas normas utilizadas pelos vereadores no Legislativo Municipal. As outras 12 mudanças aprovadas foram enviadas por meio de emendas protocoladas.
Uma das mudanças debatidas foi a alteração no artigo 37 que prevê a liberação do porte de arma dentro do plenário por agentes de segurança pública no exercício de suas funções ou durante homenagens. A medida foi criticada pela vereadora Professora Josete (PT). Para ela, o novo texto não deveria liberar o porte de arma dentro da Câmara Municipal.
O vereador Ezequias Barros (PMB) se posicionou favorável à mudança, que foi aprovada por 23 votos a oito. Para ele, o agente de segurança pública não pode ser impedido de estar armado. Ele disse ainda que a alteração era necessária para evitar constrangimentos aos agentes de segurança.
Antes da alteração, todo policial que fosse à Câmara Municipal precisa estar desarmado. Desde 2012, o Legislativo Municipal realizou sete revisões no Regimento Interno.
Por: Bruno de Oliveira