A Câmara Municipal de Curitiba irá apresentar, nesta segunda-feira (10), o resultado da consulta pública realizada junto à população sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. A pesquisa deste ano teve participação recorde, com 692 sugestões.

A audiência será comandada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e terá participação de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças. A reunião acontece às 9h e será transmitida pela internet no YouTube do Legislativo.

Desde o início da consulta pública, em 2012, é a primeira vez que a participação da população chega ao número de 692 sugestões. O recorde, até então, havia sido atingido no ano passado, quando foram apresentadas 527 propostas. O aumento, em números percentuais, é de 31%.

A LDO não trata do orçamento do município, que fica a cargo da chamada Lei Orçamentária Anual (LOA), mas é o mecanismo utilizado para fixar as metas fiscais que a prefeitura de Curitiba pretende cumprir. A LDO é responsável por delimitar as atribuições da LOA.

Na internet, a Câmara Municipal criou uma página para divulgar todas as informações correspondentes à LDO, onde são apresentados o cronograma de tramitação, o formulário de consulta pública, as explicações sobre o ciclo orçamentário e o acesso aos documentos relacionados ao projeto.