Nesta segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retoma a realização das sessões plenárias após o recesso parlamentar de julho. A sessão será dedicada à instalação do último período legislativo de 2024. Como já é tradicional nestas ocasiões, haverá a presença do prefeito Rafael Greca e de outros representantes do Executivo na cerimônia.

No primeiro semestre, a Câmara realizou 57 sessões plenárias, elevando o número de projetos aprovados em 70%, na comparação com 2023. De janeiro a junho, Curitiba ganhou 78 novas leis, das quais 54 de autoria dos vereadores da capital do Paraná.

O Regimento Interno da Câmara estabelece que cada legislatura tem a duração de quatro anos, sendo dividida em quatro sessões legislativas. Cada sessão, por sua vez, possui dois períodos – de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. A cerimônia desta segunda-feira, portanto, marca a porção final da 18ª legislatura da Câmara de Curitiba, iniciada em 2021, uma vez que a eleição municipal de 2024 será realizada no dia 6 de outubro.

*Com informações da Câmara