Câmara Municipal de Curitiba aprova projeto de reclassificação viária com foco na mobilidade e valorização da vizinhança. A proposta foi enviada ao Legislativo Municipal pela prefeitura de Curitiba.

Ao todo o projeto vai dar nova classificação para 48 vias da capital. As mudanças atendem às necessidades de promover mobilidade sustentável, previstas nos projetos estruturantes de transporte do Novo Inter 2 e do Corredor Leste-Oeste, além de promover a intermodalidade do transporte e o fortalecimento de centros e bairro, além da eletromobilidade, que incentiva o uso de veículos movidos a eletricidade, que não dependem de outros tipos de combustíveis,

O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (30) com 28 votos favoráveis e apenas três contrários. A proposta altera o artigo 132 da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, que trata do Sistema Viário Básico e incluí um novo mapeamento viário à legislação vigente.

Atualmente, o sistema viário da cidade é composto por eixos estruturantes, pelas vias setoriais e coletoras (categorias 1 e 2), vias prioritárias e normais.

Entre as 48 vias que recebem as reclassificações, 34 passam a ser classificadas como vias normais, 10 como vias prioritárias, duas como vias coletoras (categoria I), uma como via setorial I e uma como via coletora 2.

Entenda a classificação viária de Curitiba:

Eixos estruturantes, ou estruturais, são formados pelo sistema trinário de vias, locais que passam ônibus expressos e são margeados por vias rápidas em sentidos opostos.

Vias setoriais são as que passam por vários bairros e fazem as ligações de longas distâncias, até mesmo com municípios vizinhos.

Vias coletoras funcionam como vias convergentes nos bairros, são pontos de comércio e serviços.
Vias prioritárias são somente para o tráfego e fazem a ligação entre eixos estruturantes para escoar o tráfego de um ponto a outro. Nesses trechos não são permitidas atividades que causem congestionamentos.
Vias normais são as ruas de bairros para acesso a residências.

Com informações da assessoria