A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) protocolou 353 projetos de lei no primeiro trimestre de 2025, registrando um aumento de 165% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram apresentados 133 projetos. O dado foi divulgado em sessão plenária na última semana, durante o balanço dos primeiros 100 dias da 19ª legislatura (2025-2028). Segundo informações da Câmara, a expressiva alta na produção legislativa está relacionada à renovação de 20 das 38 cadeiras do Legislativo, o que representa 52,63%, o maior índice dos últimos 30 anos.
O presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (PSD), destacou que a prestação de contas cumpre o princípio da transparência que orienta sua gestão.
Entre 1º de janeiro e 10 de abril, foram realizadas 30 sessões plenárias, com cerca de 90 horas de debates. As comissões permanentes da Câmara se reuniram 29 vezes e emitiram 186 pareceres sobre os projetos em tramitação. Do total de proposições protocoladas, 311 são de autoria individual dos vereadores, 29 foram apresentadas em conjunto, nove são do Executivo municipal, três das comissões e uma da Comissão Executiva.
Durante o período, 21 projetos foram aprovados e um foi rejeitado – uma homenagem ao ator Alexandre Nero. Entre as leis sancionadas, destacam-se a que autoriza o transporte de animais de pequeno porte nos ônibus e a que criou o Programa Voucher Educacional Vale-Creche, ambas com forte repercussão e apoio dos parlamentares.
Os vereadores também encaminharam 7.726 requerimentos à Prefeitura, média de 85 por dia. As solicitações tratam de demandas da população, como manutenção urbana, limpeza pública e coleta de resíduos, segundo o presidente do legislativo.
O diálogo com a população foi ampliado com nove audiências públicas e cinco Tribunas Livres. A atuação institucional da CMC também foi destaque, com mais de 20 reuniões e visitas promovidas pela Presidência e Mesa Diretora, envolvendo órgãos públicos, universidades, entidades da sociedade civil e comitivas internacionais.
Na parte administrativa, foram realizadas melhorias em 34 gabinetes parlamentares e ofertadas 20 horas de capacitação pela Escola do Legislativo, que treinou 321 pessoas. O Programa de Visitação recebeu 772 participantes, e foi lançado o “Jogo da Eleição”, voltado à educação política nas escolas.
Em Comunicação e Transparência, o portal da Câmara teve aumento de 32% no número de visualizações, saltando de 383 mil para 510 mil. O canal no YouTube cresceu ainda mais: 397% em novos inscritos, 552% em visualizações e 585% em tempo de exibição. A nova legislatura também foi apresentada ao público por meio do podcast “Você me Representa”.
Na área de valorização da mulher, a nova gestão da Procuradoria da Mulher realizou um workshop com lideranças femininas, promoveu homenagem às servidoras e reinaugurou, em formato digital, a Galeria das Vereadoras. Parlamentares da Casa também participaram de eventos no Congresso Nacional, reafirmando o compromisso com a equidade de gênero.








