Os vereadores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aprovaram, na segunda-feira (4), um projeto para aumentar o número de vagas de vereadores a partir de 2025. Em poucos segundos discutiram regime de urgência da proposta e aprovaram que o número de cadeiras do legislativo municipal passe de 11 para 15. O projeto foi aprovado com 6 votos favoráveis e 5 contrários.

Atualmente, os vereadores do município recebem mais de R$ 11 mil. Com o aumento de parlamentares, a Câmara deve ter ainda mais 12 novos funcionários, pois cada vereador tem direito a três assessores.

SAIBA MAIS


Ônibus da Região Metropolitana de Curitiba terão horários reduzidos no feriado da Independência

Trem bate em carro no Alto da XV após motorista se assustar e não conseguir ligar veículo


Durante a sessão extraordinária foram retirados de pauta os projetos que tratavam da fixação dos salários dos vereadores e do presidente da casa, além da inclusão do 13º salário dos parlamentares.

Durante o curto espaço de tempo em que o tema foi discutido na sessão extraordinária, o presidente da Câmara, João Carlos Ferreira, conhecido como João D’água (União Brasil), justificou a retirada.

VÍDEO – Vereadores de Campo Largo aprovam novas cadeiras para a Câmara Municipal

Sessão Extraordinária de 04 de setembro de 2023. Vídeo: Transmissão Câmara Campo Largo

Consta na justificativa do projeto que a Constituição Federal Brasileira garante que municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes podem ter até 19 vereadores. De acordo com dados do Censo 2022, a população de Campo Largo é de 136.327 habitantes.

A reportagem da CBN Curitiba tenta contato com a Câmara de Campo Largo para um posicionamento.