Centenas de candidatos se reuniram no Campus de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para comemorar o resultado do vestibular 2024, que foi divulgado nesta quarta-feira (17). Os calouros comemoraram com os pais e familiares e também participaram do tradicional banho de lama.

Confira o resultado do vestibular 2024 da UFPR clicando aqui

De acordo com a lista da UFPR, 4.372 alunos foram aprovados de um total de 8.576 que fizeram a prova da segunda fase. O curso mais concorrido foi Medicina em Curitiba, seguido pelo curso de Medicina em Toledo, no interior. Em terceiro lugar, Psicologia também foi um dos cursos com mais inscrições.

O estudante Kevin Costa foi um dos aprovados que aproveitou o banho de lama e a festa com os outros calouros. Ele conta que foi um alívio finalmente ver o resultado depois de momentos de apreensão.

De acordo com a UFPR, 55,54% dos aprovados fizeram o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 2.466 (55,95%) concluíram o ensino médio em 2023. A caloura de engenharia civil, Maria Luiza, celebrou a conquista da aprovação junto com a mãe. Elas contaram que o último ano foi repleto de muito estudo e pouco tempo de lazer.

Motivo de alegria também para a estudante Gabriela Duarte Correa, 19 anos, que conquistou a primeira colocação geral no vestibular, competindo por uma vaga em Engenharia Mecânica. Ela alcançou a nota de 928.261 e ainda aguarda o resultado do vestibular da USP, onde prestou a prova para Engenharia Aeroespacial.

Ainda segundo a lista de aprovados, as pessoas do sexo feminino foram maioria: 2.256, equivalente a 51,6%. Do sexo masculino, foram 2.116 calouros (48,40%). O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que houve um crescimento no número de aprovados de colégios particulares, sendo que apenas 38% se inscreveram pelo sistema de cotas para estudantes de escolas públicas.

Também foram aprovados 10 candidatos inscritos para as vagas suplementares destinadas a pessoas com deficiência (uma vaga por curso). Com relação ao local de origem, 88,9% moram no Paraná sendo 48,8% residentes de Curitiba. 21% moram na Região Metropolitana, 19% no interior do Paraná e 11% vivem em outro estado.

Os estudantes deverão enviar a documentação para o registro acadêmico no período de 19 de janeiro até as 17 horas do dia 23 de janeiro.

Já os candidatos não incluídos na primeira lista de aprovados devem ficar atentos para a lista de espera, que será publicada no dia 24 de janeiro. Esses candidatos terão prazo de 25 a 29 de janeiro para enviar os documentos exigidos para o registro acadêmico.