O tempo mais quente, nessa época do ano, ocorre em razão do predomínio do ar mais seco em boa parte do país, inclusive na região Sul, de acordo com os meteorologistas do Simepar. Como consequência, o ar seco mantém o tempo estável com temperaturas mais elevadas para esse período do ano.

Esse fenômeno climático é chamado de bloqueio atmosférico, condição na qual os ventos impedem a aproximação de uma massa de ar polar ou de uma frente fria.

Nas ruas da capital, há quem goste desse calorão fora de época, mas há quem se preocupe, como Ana Paula Ferreira Cavagnari. Moradora de Curitiba há mais de 40 anos, Ana Paula disse que apesar de gostar do calor, não acha normal para esse período do ano.

Maria Odete também gosta do calor, mas acha estanho temperaturas tão altas em pleno inverno.

Honorato Maurício de Souza disse que não há o que fazer para mudar esse panorama de temperaturas cada vez mais elevadas.

Esse calor permanece, nesta quarta-feira (23) , e em boa parte de quinta-feira (24), quando o tempo começa a mudar, pois há previsão da chegada de uma frente fria que traz muita chuva, e em alguns casos até mesmo temporal. Essa condição climática inicia na metade Sul do Paraná e depois avança para as demais regiões.

No sábado, as temperaturas devem ficar abaixo dos 20ºC em muitas cidades do Estado. Já em Curitiba, os termômetros não devem passar dos 14ºC a partir de sexta-feira (25).