A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Curitiba marcou a temperatura máxima de 35,4ºC na tarde desta segunda-feira (8). Já a estação meteorológica do Simepar sinalizou 34,5ºC. Foram as maiores temperaturas registradas desde o início do verão, no dia 22 de dezembro.

Pelos cálculos do Simepar, a temperatura recorde de Curitiba foi verificada em janeiro de 2019, quando os termômetros chegaram a 35,9ºC.

 

Temperaturas verificadas pelo INMET nesta segunda-feira (8)

Ainda em relação às temperaturas verificadas nesta segunda-feira, os registros mais elevados no Paraná foram em Loanda, 39.8°C; Capanema, 39.7°C; e Cerro Azul, 39.1°C. A sensação térmica no litoral paranaense beirou os 40ºC, mas os termômetros sinalizaram 36,9ºC em Morretes; 36,3ºC em Antonina; e 32,9ºC em Paranaguá.

De acordo com o Simepar, para esta terça-feira (9), há predominância do sol até o início da tarde, o que contribui para a elevação das temperaturas. Entretanto, há condição de pancadas de chuvas rápidas no restante do dia em função do tempo abafado. Em Curitiba, os termômetros devem ficar entre 21ºC e 32ºC.