Curitiba é uma das capitais brasileiras que apresentam os melhores indicadores de cobertura para o esquema completo de vacinação de crianças com dois anos de idade (nascidas em 2017 e 2018). Curitiba e Teresina aparecem na liderança do ranking, empatados com índice de 74%, a frente de Brasília com que tem 73%.

Curitiba fechou dezembro de 2022 com uma média de 91,6% de cobertura dos imunizantes previstos para crianças até um ano de idade. Essa cobertura é bastante superior à média nacional, que registrava 70,2% em dezembro de 2022. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde, e feito a pedido da CBN Curitiba.

Marion Burger, médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, explica que todas as vacinas de rotina podem ser aplicadas nas unidades de saúde da cidade.

A especialista lembra sobre a erradicação de algumas doenças e a importância da manutenção deste status.

Além das crianças e adolescentes, os adultos também precisam se imunizar.

Curitiba tem 108 unidades de saúde no total, mas três estão fechadas para reforma: Irmã Tereza de Araújo, Campina do Siqueira e Trindade I. 105 unidades vacinam adultos e 104 unidades vacinam crianças, pois a Ouvidor Pardinho não atende esse público.