A Associação Comercial do Paraná vai pagar do próprio bolso por um sistema de segurança com câmeras no Calçadão da Rua XV. A movimentação será monitorada 24 horas.
A decisão de reforçar a vigilância na Rua XV de Novembro com câmeras de uma empresa privada, partiu da Associação Comercial do Paraná, em parceria com diversos órgãos da segurança pública e aval da prefeitura de Curitiba.
A ACP vai contratar e pagar pela instalação e manutenção dos equipamentos, que vão permitir o monitoramento 24 horas no calçadão. O presidente da ACP, Camilo Turmina, fala sobre o que motivou essa decisão.
Camilo Turmina revela que os problemas com vandalismo e assaltos na região aumentaram. Isso sem contar os registros que ficam sem notificação.
As primeiras câmeras já foram instaladas em vários pontos estratégicos da Rua XV. E os empresários que quiserem fazer parte do sistema, podem solicitar a colocação de mais equipamentos.
As pessoas que circularem pela região central terão acesso a cartilhas e materiais de comunicação que estão sendo distribuídos com orientações sobre o novo sistema de segurança digital e um QR Code que pode ser acessado para saber como pode ser feito o Boletim de Ocorrência de maneira online. Neste caso, as forças policiais poderão usar as imagens para ajudar a solucionar os crimes.