A Caixa lançou, nesta semana, o processo de seleção da Caixa Cultural para a programação prevista em 2026 e 2027. O edital conta com um investimento de R$ 120 milhões para projetos que irão compor a agenda das oito unidades do centro cultural.
Além de Curitiba, a Caixa Cultural conta com unidades em Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Nesta edição, será incluída ainda a cidade de Belém, que contará com uma unidade que será inaugurada em outubro.
As inscrições podem ser feitas até 13 de junho pelo site www.selecaocaixacultural.com.br. Podem participar da iniciativa pessoas jurídicas e microempreendedores individuais que tenham projetos voltados à atividade cultural.
O programa Caixa Cultural tem como objetivo dar visibilidade a projetos artísticos brasileiros. A seleção aceita projetos de produtores que atuem com segmentos como artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências.
Iniciativas que envolvam festivais de dança, música ou teatro também podem ser inscritas, desde que tenham programação de atividades voltadas para a Caixa Cultural. Em 2025, o programa de fomento à cultura completa 45 anos.
Para a edição deste ano, a Caixa Cultural recebeu 6.144 inscrições. Ao todo, foram selecionados 138 projetos para a programação de janeiro a dezembro. Do total, 34 propostas ocuparam mais de uma unidade, promovendo a circulação cultural.
Ao todo, os projetos selecionados para 2025 deverão gerar 202 eventos, dentre exposições, shows, espetáculos, festivais e outras atividades. A Caixa Cultural também tem realizado encontros para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo.
*Com informações da assessoria








