No início de janeiro a procura por testes de Covid-19 saltou em Curitiba, com aumento de até 97% em algumas farmácias. Mas, nestas duas primeiras semanas de fevereiro a realidade mudou. Quem passa pelos principais laboratórios e farmácias da cidade já não vê as grandes filas que se formavam.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a queda na procura por testes da doença foi de 78% no Paraná. No mês passado foram realizados quase 224 mil, uma média de sete testes por dia. Até esta quinta-feira (10), a associação registrou 49 mil – quase cinco testes por dia.

Mas o levantamento mostra um alerta. Há um aumento no índice de positividade. Enquanto que no mês todo de janeiro o índice ficou em 30%, em apenas dez dias de fevereiro o índice já está em 38%. São 18,5 mil casos positivos confirmados nas farmácias do estado.

Em Curitiba, um dos laboratórios que realiza a testagem para o novo coronavírus viu o número de testes disparar nos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano. O responsável técnico e especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, conta que nestes últimos dias a queda na procura já passa dos 50%.

Em janeiro o índice de positividade dos testes de Covid-19 chegava a 50% no laboratório. Esse percentual também caiu nos últimos dias, segundo o especialista.

Os testes da gripe H3N2, que também cresceram no mês anterior ficam agora de lado.