Um caso de racismo e capacitismo, que é qualquer tipo de atitude que discrimina ou demonstra preconceito contra pessoas com deficiência, foi registrado, essa semana, na Polícia Civil do Paraná.

Imagens divulgadas nas redes sociais, mostram uma mulher parada no corredor de um ônibus, em Curitiba, que se recusa a dar passagem a um cadeirante negro. Outros passageiros tentam intervir e pedem que a mulher deixe o rapaz passar, mas ela permanece imóvel e começa a discutir com as pessoas que tentam resolver a situação.

O cadeirante sugere que ela peça lugar a um rapaz que está sentado em sua frente, mas ela diz que não quer sentar. Nas imagens é possível ver que, apesar de a passageira estar em pé no coletivo, havia espaço para que ela desse passagem ao cadeirante.

Veja o vídeo:

Cadeirante negro é vítima de racismo e capacitismo em ônibus da capital. Vídeo: Reprodução/Redes Sociais.

Com a revolta das pessoas que presenciam a situação, que aconteceu na terça-feira (6), na linha Capão Raso/Santa Cândida, em um certo momento da discussão, a mulher pergunta se “estava em uma floresta”. Os passageiros questionam o que ela quis dizer, mas a mulher permanece calada.

Em seguida, o rapaz que estava sentado levanta para ceder lugar à mulher, que reluta por alguns instantes, até que resolver sentar para que o cadeirante consiga passar e descer do ônibus.

Segundo o portal G1, o rapaz que estava na cadeira de rodas é estudante de direito e no dia seguinte, na quarta-feira (7), registrou boletim de ocorrência.

Em nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso e realiza diligências.