Nas imagens é possível ver bombeiros civis e militares que participavam do tradicional bloco carnavalesco “sungaço”. São dezenas de homens e mulheres da corporação, fora do horário de serviço, que se unem para participar da folia em Guaratuba. No entanto, os registros mostram uma discussão entre os bombeiros e seguranças da empresa Terceiriza Segurança, contratada pela prefeitura da cidade para os quatro dias de festas. Com trocas de socos e chutes, um bombeiro acaba derrubado no chão e tem a cabeça acertada por um segurança. Em seguida, a Polícia Militar chegada e tenta conter a situação.

Em nota, a PM disse que “uma equipe da Operação Carnaval foi acionada para conter uma briga generalizada. De imediato foi solicitado reforço policial, inclusive, com equipe do BPCHOQUE, momento em que foi dada orientação para que os bombeiros se retirassem do local, mas a ordem não foi acatada e eles retornaram com agressões, inclusive, contra policiais militares”.

Depois disso, os vídeos mostram uma correria. Dois policiais teriam sido feridos. Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros afirmou que as agressões teriam começado pelos seguranças e que “quatro bombeiros militares agredidos” foram encaminhados para o Pronto Socorro Municipal em Guaratuba. Um deles teria “suspeita de traumatismo cranioencefálico moderado” e está em observação. Além deles, três PMs também tiveram atendimento médico e tiveram alta hospitalar.

A PM informou que dois bombeiros foram encaminhados para a delegacia e assinaram um termo circunstanciado. Já a empresa Terceriza Segurança disse que abriu procedimentos internos para apurar a situação. Que tem auxiliado nas investigações e que “repudia qualquer ato violento”.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que “as vítimas das agressões registraram boletim de ocorrência e o inquérito será conduzido pela Polícia Civil. Será instaurado, ainda, procedimento administrativo pela Corporação para apurar e esclarecer os fatos ocorridos com seus integrantes”. A corporação disse que não possui vínculo institucional com qualquer iniciativa particular ou bloco de carnaval.

A prefeitura de Guaratuba também foi procurada, mas não se posicionou sobre o caso.