Depois de nove dias a BR 376 foi liberada para o tráfego de veículos. Às 17h30 desta quarta-feira (07), a concessionária que administra o trecho, Arteris Litoral Sul, permitiu o fluxo após avaliação técnica. O trânsito no local do deslizamento segue livre apenas com uma faixa em cada sentido, por um trecho de 800 metros. Em condições normais, a rodovia possui naquele ponto três faixas em cada sentido. A empresa informou que pretende realizar a liberação gradual das demais faixas do trecho conforme o avanço das obras de contenção.

A liberação aconteceu em comboio, com viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e carros da concessionária. Segundo a polícia é esperado que o trânsito se torne lento em toda a extensão da BR 376, entre Curitiba e Joinville.

Antes mesmo da liberação já havia registro de fila, principalmente de caminhoneiros, que há dias aguardavam o fim do bloqueio. Gilberto Oliveira estava na expectativa. Era o sexto da fila.

José Silva, outro caminhoneiro que estava na espera, saiu do Mato Grosso com destino à Santa Catarina. Ficou uma semana parado em um posto de combustíveis, junto com outros colegas.

Já o Antônio de Souza vai deixar para continuar a viagem somente nesta quinta-feira (08). Veio da Bahia e ficou três dias parado.

Por meio de nota a concessionária informou que foram feitos trabalhos de limpeza, drenagem, recuperação de pavimento e sinalização no trecho no KM 669 na BR 376. A melhora do clima permitiu a conclusão dos serviços. O texto diz ainda que as encostas do segmento continuam sendo monitoradas pela equipe técnica da concessionária.

O deslizamento de terra aconteceu na última segunda-feira (28), matou duas pessoas e feriu outras seis.