Quem passa pela BR -376 vai encontrar mudanças na região do no km 668,7, em Guaratuba, no Paraná. A Arteris Litoral Sul informou nesta segunda-feira (26) que finalizou a obra de instalação do telamento dinâmico para contenção de encosta atingida pelas fortes chuvas no fim do último mês. O dispositivo, segundo a empresa, traz mais segurança aos usuários no trecho e permite uma melhor operação da rodovia, reduzindo a necessidade de bloqueios em caso de chuvas intensas.

Com a intervenção, a Operação Especial programada no trecho segue em vigor com a liberação de faixas reversíveis durante os períodos de maior movimento, principalmente na festa de fim de ano e nas férias de verão, tanto no sentido Santa Catarina quanto em direção à Curitiba.

A Operação Especial está sendo realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir a segurança viária e a redução do tempo de viagem do usuário no km 668,7, da BR-376, neste período de grande movimentação. De acordo com a programação, no Ano Novo (30 e 31/12 e 1º e 2/1), estarão liberadas duas faixas reversíveis, de acordo com a necessidade do tráfego local, que vão dar vazão ao tráfego, tanto na descida (pista sul) quanto na subida da serra (pista norte).

No mesmo período de feriados, a PRF irá proibir o tráfego de veículos pesados articulados na BR-376, em ambos os sentidos, em dias e horários diferentes. Os retornos e rotas alternativas serão realizadas pelos agentes policiais na praça de pedágio de Garuva, no km 1 da BR-101, em Santa Catarina, e no posto da PRF em Tijucas do Sul, no km 662 da BR-376, no Paraná.

A Arteris Litoral Sul informa ainda que elaborou um plano de ação para o aumento gradativo da capacidade de tráfego no km 668,7 da BR-376/PR nas próximas semanas. As obras que serão realizadas no local vão permitir a redução gradual dos tempos de viagem, com benefícios para a temporada de verão, mantendo como prioridade máxima a segurança dos usuários. As principais mudanças vão ocorrer em um prazo de 30 dias. A realização dos trabalhos no local depende das boas condições climáticas para a realização de obras.