Começou a valer nesta sexta (13) às 14 horas a restrição de tráfego de veículos pesados na BR-277, na Serra do Mar. Essa determinação vai valer até o fim de janeiro para as sextas, domingos e segundas.

Com isso, veículos de carga articulados, como carretas, cegonhas e bitrens, entre outros, não poderão circular na BR-277 entre o km 30 (viaduto de Morretes) ao km 60 (antiga praça de pedágio) em horários e sentidos específicos.

Nas sextas o bloqueio acontece no sentido Paranaguá das 14h às 00h. Depois, no domingo (15), haverá restrição na subida da Serra, entre 14h e meia-noite. Já na segunda (16), os caminhões ficam proibidos entre as 6h e as 12h. Portanto as restrições não valem aos sábados.

O porta-voz da PRF, Luis Carlos de Goes Maciel Junior, destaca que as restrições auxiliam no fluxo do tráfego, tanto para os motoristas quanto para os caminhoneiros.

Ainda sem confirmação, o porta-voz ainda disse que caso a medida se mostre eficaz pode ser discutida a possibilidade de levar as restrições para o mês de fevereiro.

E é justamente devido ao trânsito intenso registrado em alguns horários que alguns motoristas têm circulado pelo acostamento, área que é exclusiva para situações emergenciais. A prática tem sido comum, segundo o Luis Carlos.

O motorista leva sete pontos na carteira e uma multa de mais de 800 reais por transitar no acostamento e mais de 1000 reais pela ultrapassagem pelo acostamento, além de sete pontos na carteira pela infração gravíssima.

Atualmente o Departamento de Estradas e Rodagens DER/PR trabalha na recuperação da encosta da BR-277 no km 39 e km 41, enquanto o DNIT realiza a obra no km 42.

O trecho opera em três pistas do km 39 ao km 41, e em duas pistas do km 41 ao km 42, com guindastes e outros maquinários utilizando as pistas de rolamento bloqueadas.

Por: Vinicius Bonato