No início da tarde deste domingo (20), filas foram registradas em ambos os sentidos da BR 277, no KM 42 em Morretes. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), às 13h havia pelo menos 1 km de congestionamento na descida da Serra do Mar, sentido Paranaguá e também no sentido Curitiba.

O trecho sofreu um deslizamento de rochas na metade do mês de outubro. Uma operação realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com apoio de outros órgãos públicos fez a retirada das pedras da pista, no entanto o local necessita de uma obra de contenção, que deve ser executada nos próximos meses.

Segundo o DNIT, uma licitação emergencial está sendo feita. Mas, a previsão de finalização da obra de readequação é para janeiro do ano que vem. A assinatura do contrato está prevista para esta segunda-feira (21), com emissão de ordem de serviço na sequência. O orçamento estimado da obra é de R$ 1.651.722,78, que será paga com recursos federais e gerenciada pelo próprio DNIT. O cronograma de execução da obra, prevê a liberação de mais uma faixa da BR-277 em até 30 dias, antes do feriado de Natal, e conclusão dos serviços da obra no final de janeiro.