O trecho da BR 277, em Morretes, no KM 41, possui um histórico antigo de desmoronamentos. Em 2011, o trecho sofreu com a queda de rochas e encostas e foi bloqueado por cerca de quatro dias. Agora, a região foi atingida pela queda de uma barreira, mas já estava afetada desde outubro, quando o deslizamento de rochas aconteceu e bloqueou a via sentido litoral, que operava em pista simples.

O trecho é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), que havia assinado um contrato nesta semana, para que fosse realizado o início das obras de recuperação do trecho desbarrancado em outubro. A previsão era de que a empresa licitada iniciasse o processo de recuperação e contenção no dia 5 de dezembro.

Com a nova situação e piora do trecho, não há novidades sobre as obras. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou o trânsito no KM 60, na altura da praça de pedágio desativada e realiza o retorno dos veículos. A região está bastante afetada pelas intensas chuvas que caem desde sexta-feira (25) e uma nova queda de barreira aconteceu no KM 40, por volta das 6h30.

De acordo com o Simepar, somente nesta segunda (28) houve a precipitação de mais de 150 mm e por conta da previsão de chuva para os próximos dias há o risco de novos desmoronamentos. A orientação da Defesa Civil é que as pessoas evitem as estradas e busquem um local seguro para se abrigar.

Foto: reprodução/redes sociais