O desvio no KM 42 da BR-277, em Morretes, liberado durante o feriado de Páscoa foi montado novamente para a conclusão das obras no KM 41,3. O trecho é atendido pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER-PR), que atua no local desde que firmou uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em dezembro do ano passado. De acordo com o DER, as obras voltaram a acontecer após uma pausa programada durante o feriado da Semana Santa.
O órgão ainda detalhou que tem realizado reforços na encosta, para garantir a estabilidade do paredão rochoso, atingido pela queda de barreira no final de 2022. A perfuração da rocha para implantação de grampos de aço e nata de cimento foi ampliada de 220 pontos para 275. Além disso o órgão aumentou a extensão da tela metálica de alta resistência de 718 m² para 812 m². Os trabalhos devem ser concluídos nesta semana e no dia 15 de abril deve ocorrer a retirada de todo o equipamento do acostamento da pista.
Na mesma região, o DNIT atuava na contenção no KM 42, que foi totalmente liberado após a conclusão dos serviços. Enquanto isso, a BR-277 segue com dois pontos de desvios operacionais. O policial rodoviário federal, Maciel Junior, orienta que os motoristas devem ficar atentos, já que há lentidão nos trechos.
Na região do início da Serra, no litoral, houve um afundamento de pista e as obras são realizadas pelo DNIT. Ainda não há prazo de quando a faixa será liberada no local, por isso o trecho é operado com desvio do trânsito.
Na manhã desta terça-feira (11), houve registro de pelo menos 5 km de filas em cada trecho com desvio operacional.