O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a liberação da BR-277, na altura do km 40, deve acontecer até às 14h desta sexta-feira (9). O local passa por obras após um desmoronamento de pedras no final de janeiro.

No local, equipes do DNIT atuam para a realização de reparos. O trânsito na área tem fluído em pista simples, o que tem provocado congestionamentos. Durante a manhã, a fila no sentido litoral chegou a seis quilômetros. O superintendente do DNIT no Paraná, Hélio Gomes, contou que o objetivo é a liberação total do tráfego quanto antes.

O departamento apontou que a finalização total dos reparos no trecho deve acontecer em cinco meses, já com a atuação da concessionária que assumiu a rodovia. No início de fevereiro, a EPR Litoral Pioneiro passou a ser a concessionária responsável por administrar a área.

O superintendente do DNIT apontou que agentes de trânsito estão no local orientando motoristas. Ele destacou que foram colocados dispositivos de contenção emergenciais para evitar novos deslizamentos e possibilitar a liberação da rodovia durante o Carnaval e o tráfego de caminhões ao porto de Paranaguá.

O tráfego deve voltar a fluir normalmente após a liberação das duas faixas no sentido Paranaguá e das duas faixas no sentido Curitiba. A previsão para isso acontecer, segundo o superintendente, é por volta das 14h.

O responsável pelo DNIT orientou para que os motoristas redobrem a atenção aos cuidados no trânsito. Por conta do alto fluxo de veículos durante o feriado, mesmo com a liberação das pistas, o trânsito deve ser intenso.

A BR-277 é a principal ligação para o litoral do Paraná e chegou a receber vários bloqueios ao longo dos últimos dois anos devido a deslizamentos de terra e pedras.