O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou, nesta quarta-feira (18), que pretende, nos próximos dias, retirar seu guindaste do trecho da BR-277 entre os quilômetros 39 e 41, permitindo a liberação de mais uma faixa de tráfego no local. Neste ponto estão sendo realizadas obras em função de deslizamentos de terra no final de novembro de 2022.
O equipamento estava sendo usado para erguer equipes de trabalho acima do paredão rochoso para remover blocos soltos, evitando que esse material caísse sobre a pista. Nos próximos dias, o guindaste deverá ser substituído por andaimes, posicionados rente à rocha.
Com essa mudança, a rodovia ficará com três faixas operando do km 39 ao km 41, e em duas faixas na altura do km 42, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha com um guindaste em outra obra de reconstrução. O DER/PR prevê que a liberação de quatro faixas da BR-277 entre o km 39 ao km 41 seja feita até o dia 25 de fevereiro, com as obras prosseguindo na encosta até o final de março.