O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta segunda-feira (27) as buscas por um operador de retroescavadeira que foi soterrado após um deslizamento em um aterro sanitário de Fazenda Rio Grande na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Conforme a prefeitura do município, o acidente aconteceu no final da tarde de sábado (25) enquanto o homem trabalhava no local e caiu com o maquinário em um barranco do aterro, que fica no bairro Santa Terezinha.

A Defesa Civil, que auxilia nas buscas pelo operador, informou que os dejetos deslizaram e soterraram uma estrada que passa pelo aterro e também parte da área de mata que fica do outro lado da via.

Por meio de nota, a prefeitura de Fazenda Rio Grande informou que disponibilizou maquinário para apoio nas buscas e que está concentrando esforços para encontrar o operador e dar toda a assistência aos familiares.

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro sanitário, disse que houve um descolamento de talude e que acionou, de imediato, o Corpo de Bombeiros e demais autoridades responsáveis.

De acordo com a empresa, os esforços estão concentrados no socorro ao trabalhador terceirizado que trabalhava na unidade e ao apoio aos familiares.

A empresa disse ainda que está colaborando de forma irrestrita com as autoridades competentes para apurar e entender as causas e impactos da ocorrência.

Já o Instituto Água e Terra (IAT) disse que encaminhou equipes para o local para avaliar possíveis danos ambientais causados no lençol freático. O IAT disse ainda que está analisando as amostras coletadas para conclusão dos resultados.

Com relação à licença ambiental da empresa, o IAT disse que ela já havia solicitado a renovação, realizada a cada dois anos, e que poderia continuar com as operações, por estar em dia com a licença, apesar de estar no prazo de solicitar a renovação.

O IAT completou a nota dizendo que está analisando a renovação e que pediu mais complementações no pedido e apresentação do laudo geotécnico da área.