O Corpo de Bombeiros atendeu um homem de 33 anos que se afogou enquanto nadava no Balneário Atami Norte, em Pontal do Paraná, no litoral do estado. O caso aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (29). A vítima foi resgatada por pessoas que estavam no local e sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada pelos guarda-vidas que atuavam na área.

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros foi utilizada no resgate e a vítima precisou ser reanimada durante 50 minutos, até voltar a ter pulsação. O homem que se afogou foi levado para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, em estado grave, mas com vida. Ao todo, quatro viaturas, uma embarcação, uma aeronave e dez profissionais atuaram no resgate.

A vítima que se afogou é moradora da cidade de Lontra, em Santa Catarina, e estava acompanhada de amigos e familiares. O rapaz teria entrado no mar, quando começou a se afogar. A capitã do Corpo de Bombeiros, Thayane Gracielle Batista de Lima, alertou para os cuidados para evitar casos do tipo.

No Paraná, quatro pessoas morreram por conta de afogamentos no litoral durante este verão. A capitã disse que as pessoas precisam tomar cuidado e não se arriscar ao tentar salvar uma pessoa vítima de afogamento. O ideal é acionar uma equipe de guarda-vidas que atue na praia.

A bombeira afirmou que os banhistas que vão até a praia ou represas e rios durante o verão precisam conhecer os locais, para evitar transtornos por conta do clima ou das condições da água. No caso das praias, além dos afogamentos, os riscos são os raios causados pelas chuvas. Nos rios, os problemas são as ocorrências de cabeças d’água causadas por temporais que podem iniciar enxurradas que podem gerar afogamentos.

Por: Bruno de Oliveira