Os trabalhos de resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul chegaram ao quinto dia nesta segunda-feira (6). Só pelo ar, o Corpo de Bombeiros e também agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná, que estão apoiando o estado gaúcho, resgataram mais de 100 pessoas. Conforme o balanço do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), entre os dias 2 e 5 de maio, foram salvas 106 vítimas e mais 30 animais. Já a PRF conseguiu resgatar mais 29 pessoas, somente no sábado (4).

O comandante do BPMOA, tenente coronel Juliano Zanuncini, explica que os resgates seguem sendo feitos, mas que a água tem fluido para outras cidades e os agentes estão sendo direcionados para os locais com situação de alagamento extremo, que impossibilita a chegada dos bombeiros por terra ou barcos.

O número de mortos no Rio Grande do Sul ultrapassou os 78 casos, e mais de uma centena de pessoas continuam desaparecidas. As chuvas que atingem o estado causaram estragos em Porto Alegre e outras regiões que compõem a bacia hidrográfica do rio Guaíba. A Força Tarefa do Paraná atua com 34 bombeiros e policiais militares, nove viaturas, seis embarcações e o helicóptero do BPMOA. Já a PRF enviou três helicópteros, um deles do Paraná, para atuar nas buscas e salvamentos.