Nas primeiras horas de apoio da equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná, enviada ao Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates de pessoas ilhadas nos alagamentos, 129 vítimas foram socorridas pelos bombeiros em operação terrestre em São Sebastião do Caí.

Conforme o capitão Alexandre Bettiol Ferelli, que opera as ações da aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), em menos de uma hora, quase 10 pessoas foram resgatadas em um município tomado pelas águas dos rios Taquari e Lageado.

Imagens compartilhadas pela corporação mostram pessoas em casas submersas com lanternas, fazendo sinais para serem encontradas e locais completamente tomados pelas águas. O capitão Maikon Venancio Correa, da comunicação do BPMOA relata as dificuldades para que os resgates sejam feitos.

Ao todo, 32 bombeiros foram enviados ao estado gaúcho, com nove viaturas e quatro embarcações, além do helicóptero do BPMOA.

Além da ajuda com o resgate, o Corpo de Bombeiros está arrecadando, em todos os quartéis da corporação no Paraná, doações para enviar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A Campanha SOS RS vai até o dia 8 de maio e recebe alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza.

O Governo do Paraná também está arrecadando valores em dinheiro com doações pelo pix. Em todas as redes sociais do executivo, foi postada a chave (chave PIX para doações: CNPJ 92.958.800/0001-38), com a conta criada para destinar os recursos para o estado gaúcho no nome de SOS Rio Grande do Sul. É possível usar o QR Code para leitura com o aplicativo do banco também. As doações podem ser feitas por qualquer valor.