Nos últimos 30 dias o Corpo de Bombeiros já atendeu mais 330 ocorrências nas rodovias estaduais e federais que cortam o Paraná. Desde o fim dos contratos com as concessionárias foram atendidas pelos Bombeiros, no Anel de Integração, 371 vítimas e o tempo médio de socorro pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu foi de 10,7 minutos, entre o acionamento das equipes e a chegada até a ocorrência. Três minutos a menos que o atendimento prestado pelas concessionárias.

Isso foi possível porque o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Saúde firmaram uma parceria e a comunicação passou a ser integrada. Também foi montada uma força-tarefa entre Corpo de Bombeiros, Siate e Samu que ficou responsável por prestar atendimento às vítimas, após o fim das concessões.

De acordo com o Governo do Paraná, essa diminuição do tempo de resposta foi possível a partir de investimentos do Estado e também do monitoramento dos trechos com maior incidência de acidentes.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, destacou que o tempo de resposta dos socorristas diminuiu desde o fim da atuação das concessionárias.

As concessionárias utilizavam 14 pontos estratégicos nos quais ficavam as equipes de salvamento. Agora esses pontos são usados como quartéis do Corpo de Bombeiros. Além disso, os municípios contam com 29 bases em todo o Estado.

Conforme o Corpo de Bombeiros, mesmo em trechos que ainda mantêm o serviço de guincho e de ambulância depois de um acordo judicial, a corporação é acionada nos casos de média e alta complexidade, principalmente nos casos em que há vítimas presas às ferragens.

Ponta Grossa foi a região que concentrou o maior número de ocorrências nesse período, com 83 acidentes, seguida de Maringá com 47 ocorrências e São José dos Pinhais com 38 acidentes.

O governo informou que comprou ambulâncias e o Siate, que antes tinha 29 veículos, agora possui 38. Já o Samu contava com 19 ambulâncias, e por meio dos consórcios feitos com os municípios esse número saltou para 46 veículos.

Desde o início do Verão Paraná os Bombeiros reforçaram o atendimento principalmente nos trechos estão entre São José dos Pinhais e o Litoral, além de Foz do Iguaçu e Porto Rico.

Os Bombeiros alertam que motoristas e passageiros devem ficar atentos ao transitar pelas rodovias e quando houver acidente com vítima, devem ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros.