O boletim divulgado nesta quarta-feira (15) mostra que o Paraná completou uma semana sem novos casos de monkeypox e segue com 153 confirmações da doença.
Não houve alteração em relação ao último levantamento apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde, publicado no dia 6 de setembro.
Curitiba tem a maior quantidade de casos confirmados, são 115. Em seguida aparecem Londrina, com oito positivados, Cascavel com sete, Paranaguá com quatro casos e São José dos Pinhais, onde foram confirmados três diagnósticos de varíola dos macacos.
Desde que iniciou o monitoramento, o Paraná contabiliza 153 pacientes identificados com o vírus. 145 são homens e oito são mulheres. 280 casos suspeitos da doença seguem sendo investigados.
Os sintomas causados pela doença, em uma primeira fase, são semelhantes aos de uma gripe, com quadro de febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e fadiga. Na segunda fase aparecem as lesões na pele.
O curitibano Thiago Leite contraiu a doença em uma viagem ao exterior. Segundo ele, entre o diagnóstico e a cura, foram dias de ansiedade.
A transmissão da varíola dos macacos entre humanos acontece principalmente por meio de contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
Leia o boletim completo: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Monkeypox