Após receber informações de mensagens divulgadas em grupos de aplicativos sobre a possibilidade de ataque em uma das escolas do município, a Secretaria de Educação de Bocaiuva do Sul entrou em contato com a Polícia Militar e foi orientada a não suspender as aulas. A indicação dada pela corporação foi o reforço do policiamento nas escolas da cidade.

A secretária Municipal de Educação, Carmem Bueno, explicou que no domingo à noite o diretor de uma das escolas estaduais localizadas no município recebeu um print de uma conversa, que estava circulando em um aplicativo de mensagens, no qual fazia referência à possibilidade de massacre. Segundo Carmem Bueno, a mensagem já havia se espalhado entre muitos pais de alunos. Diante da situação e para não gerar ainda mais pânico, foi reforçado o policiamento em todas as 10 escolas do município, orientação que partiu do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).

De acordo com informações repassadas à secretária de educação, pelo BPEC, a divisão já havia tomado conhecimento de 22 situações semelhantes, disseminando notícias falsas sobre uma suposta ameaça de massacre nas escolas. Contudo, as denúncias não passavam de trotes e teriam partido de alunos, justamente na semana de provas nos colégios estaduais, com a intenção de suspender as aulas.

As informações foram repassadas ao setor de Inteligência da Polícia Militar para investigação.

Ainda do domingo à noite a prefeitura de Bocaiuva do Sul divulgou uma nota para tranquilizar os pais e informar que o município estava tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança em todos os colégios da cidade, mas que ficava a critério dos pais encaminhar, ou não, seus filhos à escola.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira (1º) o comparecimento nas escolas municipais foi de 10% e apenas 5% nas instituições de ensino estaduais. Os colégios permaneceram com os portões fechados e viaturas do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, da Polícia Militar e também policiais à paisana reforçaram a segurança nas escolas estaduais e fizeram rondas nos colégios municipais.

Em nota divulgada pela prefeitura de Bocaiuva do Sul, informou que durante esta semana haverá policiamento ostensivo em todas as escolas, assim como patrulhamento em toda a cidade. O trabalho de investigação continua em parceria com a Polícia Civil para esclarecer os fatos e chegar ao responsável pelo envio das mensagens. As aulas seguem normalmente nas instituições de ensino tanto da Rede Municipal como na Rede Estadual.