O bloco Garibaldis e Sacis faz “Festa de Gala” em comemoração aos seus 25 anos de existência, nesta terça-feira (16), no Largo da Ordem, próximo do Relógio da Flores, às 19h.
Em 1999, pessoas ligadas à FAP (Faculdade de Artes do Paraná), ao Grupo Mundaréu, ao Conservatório de MPB e ao Teatro de Bonecos se encontravam rotineiramente aos domingos de janeiro no Saccy Bar, no Centro Histórico de Curitiba. As reuniões terminaram com registro de atas e eleição do nome do bloco. No trajeto, o grupo desfilava convidando as pessoas a participarem de um carnaval de rua à moda antiga.
SAIBA MAIS:
No começo, cerca de 50 pessoas faziam o trajeto, a maioria amigos e conhecidos dos fundadores do bloco. As marchinhas de carnaval eram cantadas sem qualquer apoio de aparelhos de som. Depois de muito tempo no “gogó”, vieram os megafones. A evolução chegou às reuniões de mais de cinco mil pessoas no Largo da Ordem, com a inserção informal do bloco no calendário da cidade.
Com o número de foliões aumentando, a Prefeitura chamou os organizadores do bloco para organizar o Pré-Carnaval oficial e, a partir de 2010, Garibaldis e Sacis começou a sair em cima de um trio elétrico. As saídas também começaram a se diversificar por vários cantos da cidade, inclusive nos bairros.
Em 2024, a programação Garibaldis e Sacis será a maior da sua história. Além das já tradicionais saídas no Centro da cidade e nos bairros, neste ano, o bloco também fará um evento especial de comemoração à noite, que é inédito, descendo a ladeira a partir do Largo da Ordem.
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho