O mês de novembro é um período especial para muita gente que precisa fazer compras. Graças a Black Friday, muita gente termina o mês com o carrinho cheio de compras, aproveitando também para comprar os presentes de fim de ano.

Essa tradição de promoções acontece na última sexta-feira do mês, mas muitas lojas realizam a Black Friday durante o mês inteiro, ou na última semana de novembro. Com tanta expectativa para descontos, o consumidor deve ficar atento para que não caia em golpes ou em condições de pagamento abusivas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por exemplo, alerta que muita gente é bombardeada com ofertas muito chamativas feitas por quadrilhas especializadas. É por isso que a maioria dos consumidores prefere realizar a compra em lojas conhecidas. Mesmo assim, é importante saber dos seus direitos. A advogada especialista em Direito do Trabalho, Priscilla Bortolotto Ribeiro, alerta para desconfiar de ofertas que fogem muito da realidade.

Mesmo quando os preços dos produtos são reduzidos, isso não implica na flexibilização da proteção oferecida pelo Código de Defesa do Consumidor contra práticas comerciais abusivas. Em alguns casos, o cliente observa uma promoção na internet e, na hora da compra, se depara com um preço diferente. A advogada informa que a loja é obrigada a cumprir com o que foi divulgado.

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Em outros casos a surpresa vem depois da compra. Ao receber o produto, a pessoa pode encontrar algum defeito. Nesse caso, as lojas podem vender produtos com algum tipo de imperfeição, mas precisam informar ao cliente sobre essas diferenças.

Se a loja não estava ciente do defeito e acabe vendendo o produto, o consumidor tem um período de 30 dias para pedir que o problema seja corrigido.

É importante também se lembrar do direito do arrependimento. Se o produto for comprado pela internet, e possível desistir do produto comprado em um prazo de sete dias, o prazo é contado a partir da entrega do produto. É o que explica a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano.

Em relação ao público, a pesquisa de Fecomércio mostrou que os mais jovens, entre 18 e 24 anos, são os que mais pretendem comprar na Black Friday, com 30,9%.

Essa faixa etária costuma se interessar por compras em sites internacionais, alguns que fazem a entrega para o Brasil mas não possuem um suporte nacional. Nessa situação, é preciso tomar mais cuidado caso haja o arrependimento.

Na sequência desse público, ficam os consumidores na faixa etária dos 35 a 49 anos, com 28,2% que pretende comprar nesse período.

Em relação aos produtos, os mais comprados serão eletroeletrônicos (vídeo game, notebook, tablet, celular, TV), com 45,9% das respostas. Os itens de vestuário e calçados também devem ser mais comprados esse ano, com 37,2%.