O prefeito Rafael Greca assegurou que as bicicletas compartilhadas não vão sofrer vandalismo. A afirmação foi feita nesta terça (27) durante inauguração do Sistema de Arborização.

Em 2019 duas empresas de patinetes elétricos instalaram o serviço de compartilhamento na capital, porém foi descontinuado após registros de vandalismo e depredação.

Segundo o prefeito a situação será diferente dessa vez.

Ao todo serão 50 estações e 500 bicicletas, tanto em modelos convencionais como também bicicletas elétricas.

O sistema de compartilhamento vai funcionar 24 horas. Os usuários terão que fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo de celular que será disponibilizado pela Tembici. A bicicleta também tem um QR-Code que permite o destravamento via aplicativo.

A ação também é parte de ações de sustentabilidade da capital paranaense. O prefeito disse que o mundo começa a apreender sobre o trabalho ambiental na cidade.

O sistema de compartilhamento de bikes com estação é acompanhado de soluções tecnológicas para permitir o acesso a informações, o cadastramento de usuários, retirada e devolução das bikes de forma digital.
Após o uso, a bike precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.
As estações já começaram a ser instaladas nas praças Tiradentes, Zacarias, Carlos Gomes e Osório e na Rua Visconde do Rio Branco.

O serviço vai estar disponível nos principais eixos cicloviários da cidade.
Atualmente, Curitiba conta com 261,9 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas em vias e calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.