O Paraná voltou a registrar um crescimento expressivo no número de casos confirmados do novo coronavírus nos últimos dias. Em apenas três dias, foram mais de 1,1 mil casos confirmados.

Apesar das taxas de ocupação dos leitos hospitalares seguirem estáveis, o aumento chama a atenção, principalmente, por acontecer no período das festas de fim de ano, ou seja, com viagens e aglomerações.

Aglomerações essas registradas, inclusive, no litoral paranaense entre o Natal e o Ano Novo, com praias lotadas e sem que todos seguissem as recomendações das medidas como distanciamento e utilização das máscaras de proteção nos ambientes públicos.

Como efeito de comparação, nas duas primeiras semanas de dezembro de 2021, entre os dias 01 e 14, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) registrou 902 casos confirmados da Covid-19, uma média diária de 64 novos casos.

Por outro lado, apenas no recorte deste final de semana, entre 31 de dezembro e 02 de janeiro, o Paraná registrou 1142 novos casos da doença, ou seja, média diária de 380 novos casos.

Esses números podem ser ainda maiores, pois, muitos municípios não divulgaram os dados do novo coronavírus no final de semana, como é o caso de Curitiba, por exemplo, que teve o último boletim divulgado no dia 30 de dezembro.

O médico infectologista Moacir Pires Ramos explica que ainda não vimos o reflexo total das festas de fim de ano no número de infecções pela doença e que os números podem aumentar.

Neste domingo (2), o Paraná contabilizava 51 pessoas internadas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, sendo 20 em UTIs e 31 em enfermarias. Os dados consideram apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, segundo a Sesa, a rede particular deixou de informar os dados diariamente desde o dia 16 de dezembro de 2021.

Apesar de um número significativamente pequeno de pessoas internadas e de busca por internamentos, Moacir Pires Ramos diz que nos próximos dias isso pode mudar.

Outra preocupação ressaltada pelo infectologista é com relação à variante Ômicron, pois, com a falha no sistema do Governo Federal de informações sobre a pandemia e as novas variantes, é possível que essa nova variante já esteja em circulação no país e ela tem uma transmissão mais rápida que as demais.

Para Moacir Pires Ramos, existe uma preocupação maior com crianças e adolescentes.

Em entrevista à CBN Curitiba, na manhã desta segunda-feira (3), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que não foram confirmados, até o momento, casos da variante Ômicron no estado. No entanto, não descartou a possibilidade de que a variante já esteja em circulação no Paraná.

Segundo os dados divulgados neste domingo, o Paraná contabiliza 1.593.028 casos confirmados do novo coronavírus e 40.666 mortes pela doença.