O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, conversou com a CBN e falou sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19. Ele disse que o Paraná já teve sucesso na vacinação dos adolescentes e agora chegou a vez de vacinar as crianças, que estão desprotegidas.

A autorização da vacinação em crianças de cinco a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é extremamente rigorosa na análise de estudos antes de liberar medicamentos, vacinas e tratamentos, é um indicativo que a vacina é segura para essa faixa etária, como reiterou Beto Preto.

O secretário também fez questão de frisar que a vacinação de crianças não é compulsória, ou seja, os pais ou responsáveis podem decidir se vacinam ou não seus filhos. E defendeu que a vacinação tem que alcançar todos os paranaenses.

Beto Preto fez questão de falar que assim que a vacina estiver liberada seus dois filhos, que têm 11 anos, vão ser imunizados contra a Covid-19, pois, segundo ele, a vacinação é o caminho para voltar à normalidade.

De acordo com o secretário, as equipes envolvidas na imunização, espalhadas pelo estado, estão preparadas para essa nova fase da vacinação em crianças.

Beto Preto disse que a partir de agora é importante incluir essa vacinação no Programa Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o Secretário de Saúde do Paraná, as vacinas sendo seguras e efetivas a imunização deve ser realizada.