Com o surgimento da nova variante da Covid-19, o Paraná vai adotar medidas para controlar o avanço da doença. Até o momento nenhum caso da nova cepa foi confirmado no estado.
Segundo o secretário de Saúde, Beto Preto, em entrevista à CBN Curitiba nesta segunda-feira (29), pessoas que estiveram no mesmo vôo do passageiro brasileiro que está sendo monitorado pelo Ministério da Saúde, com suspeita da infecção pelo ômicron, desembarcaram em Foz do Iguaçu e em Curitiba. O passageiro em questão teve passagem pela África do Sul e desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, no último sábado (27).
A orientação é para que essas pessoas permaneçam em isolamento e avisem as autoridades sanitárias municipais.
Curitiba emitiu um alerta neste fim de semana reforçando o pedido. Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, a orientação vale para todas as pessoas que tenham desembarcado em Curitiba nos últimos sete dias, vindos de outros países, principalmente dos dez com recomendação de restrição pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.
O secretário Beto Preto destacou que a alta cobertura vacinal no estado pode garantir tranquilidade para ultrapassar este momento.
Márcia Huçulak falou ainda que a baixa adesão à vacinação é responsável pelo surgimento de novas cepas e fez um apelo para os curitibanos que ainda não se imunizaram.
A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que essa nova variante provavelmente se espalhará internacionalmente e representa um risco “muito alto”, com “consequências graves” em alguns lugares. Beto Preto afirmou que ainda se discute sobre a eficácia das vacinas que já estão sendo aplicadas.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, o Paraná já registrou a circulação de pelo menos 38 variantes e sublinhagens de SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19.
Em Curitiba, a central de atendimento da Secretaria da Saúde é pelo 3350-9000 e funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.